Projeto Canudos – Estudos para o desenvolvimento sustentável com validação de metodologia de planejamento do desenvolvimento local nos sertões de Canudos. Trata-se de uma intervenção articulada nas diversas dimensões do desenvolvimento nos âmbitos da pesquisa e da extensão, de caráter inovador que resultou em melhorias adaptadas à realidade do semiárido baiano, no que se refere a dimensões que integram as perspectivas de desenvolvimento sustentável, através do envolvimento de grupos de pesquisadores e técnicos, de diversas áreas do conhecimento, da Uneb e de outras instituições, e de proposições que ofereçam soluções práticas para o reforço da infraestrutura socioeconômica, do sistema produtivo local, da preservação do patrimônio histórico-cultural, do bioma caatinga e reforço do capital social. Acesse o projeto.
Análise de desempenho das políticas públicas de combate a pobreza e de aproveitamento dos recursos hídricos nos sertões de canudos – Esse projeto examina a contribuição da política pública de combate à pobreza – Bolsa Família – e de aproveitamento de recursos hídricos no município de Canudos, Semiárido baiano, buscando problematizar suas estratégias metodológicas e os seus resultados, considerando as ações em termos de estar objetivamente comprometidas e voltadas para o desenvolvimento humano sustentável, pela redução de pobreza (poverty alleviation) ou seja de construção de uma sociedade economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente sustentável. Acesse o projeto.
Núcleo de Robótica – é uma parceria entre Uneb/Campus Party/MCTIC/Prefeitura Municipal de Canudos, continua apresentando resultados positivos com a formação de jovens no campo da robótica. É nele que é desenvolvido o projeto Capacitação em Robótica para jovens em estágio de vulnerabilidade socioeconômica. Acesse o projeto.
Núcleo de Audiovisual – nesse Núcleo oferta-se, durante dois semestres, à alunos advindos da escola pública e da sociedade civil, geralmente em estado de vulnerabilidade social, o curso de audiovisual para jovens em estágio de vulnerabilidade socioeconômica de Canudos tem duração de 05 meses, quando são ofertadas noções básicas de filmagem, fotografia, roteiro e edição de vídeo. Acesse o projeto.
Universidade Para todos – UPT – teve as primeiras turmas ofertadas em 2013 quando este Campus Avançado ainda era extensão do DCHT XXII – Euclides da Cunha. UPT – o Pré-vestibular Universidade Para Todos – UPT, teve as primeiras turmas ofertadas em 2013 quando este Campus Avançado ainda era extensão do DCHT XXII – Euclides da Cunha. No ano de 2017 foi criado o Polo local, atendendo também a extensão do município de Uauá.
As aulas do UPT são ministradas no Campus Avançado, para maior comodidade e aproveitamento das aulas, além da relação de pertencimento ao espaço acadêmico criado entre os cursistas. A presença do UPT na região é muito importante para o aumento no índice de aprovação dos jovens em vestibulares. Ano passado, aproximadamente 15% dos alunos das primeiras turmas concluíram o nível superior na UNEB e em outras instituições.
Nos primeiros anos os monitores eram todos professores das redes estadual e municipal, mas desde 2018 já temos monitores que são alunos da UNEB na graduação e pós-graduação, destes, todos foram alunos do cursinho. Feito um levantamento no município, a maioria das pessoas aprovadas em vestibulares e concursos nos últimos 7 anos, passaram pelo UPT.
UATI – A Universidade Aberta à Terceira Idade – implantada no Campus Avançado desde 2013, quando era ainda uma extensão do DCHT XXII. A partir de 2018 foi possível a contratação de três oficineiros para atender aos alunos da terceira idade. As oficinas ofertadas são: artesanato, que consiste em desenvolver trabalhos manuais com a fibra da bananeira, matéria prima abundante no município; dança moderna, tal atividade estimula a atuação social dos idosos; e teatro, com o objetivo de preparar os alunos para assumirem seu processo de envelhecimento, resgatando a autoconfiança e autoestima, através da arte.
Cine Memorial – o Cinemando no Museu acontece às sextas-feiras com lotação sempre esgotada de 65 (sessenta e cinco) cinéfilos, exibindo filmes históricos, culturais e também aqueles escolhidos, previamente, pelos interessados.
FLICAN – Feira Literária de Canudos
A feira Literária de canudos se constitui no valioso momento de celebração do livro da leitura, da arte e da cultura. Agrega-se a isso em a oportunidade de contribuir para o fortalecimento da educação, sobretudo o ensino básico de Canudos e seu entorno.
A primeira FLICAN, realizada no período de 12 a 14 de novembro de 2019 com o tema ‘‘O sertão vai virar arte’’ homenageou duas personalidades marcantes da história da guerra de Canudos: Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha.
Foi desenvolvida uma rica programação para cumprir com os objetivos desejados.